sábado, 2 de novembro de 2013

Buracos Negros

É um corpo espacial muito denso, ou seja, tem muita massa e pouco volume. Por esse motivo têm uma gravidade muito forte. Essa força é capaz de atrair até a luz, por isso o termo buraco negro.

O Buraco negro é uma região do espaço que possui  muita massa concentrada que nada consegue escapa da sua atração de foça gravitacional nem mesmo a luz .




Segundo a teoria de Einstein, a força da gravidade seria uma manifestação da deformação no espaço-tempo causada pela massa dos corpos celestes, como os planetas ou estrelas. Essa deformação seria maior ou menor de acordo com a massa ou a densidade do corpo. Portanto, quanto maior a massa do corpo, maior a deformação e, por sua vez, maior a força de gravidade dele. Consequentemente, maior é a velocidade de escape, força mínima que deve ser empregada, para que um objeto possa vencer a gravidade deste corpo. Por exemplo, para que um foguete saia da atmosfera terrestre para o espaço ele precisa de uma força de escape de 40.320 km/h. Em Júpiter, essa força teria de ser 214.200 km/h. Essa diferença muito grande, é porque sua massa é muito maior que a da Terra.

Hoje acreditamos ser possível que toda grande galáxia tenha um buraco negro, de massa equivalente a milhões ou bilhões de estrelas, em seu centro. Esses buracos negros podem ter se formado no universo primitivo, a partir de gigantescas nuvens de gás ou então depois das galáxias já formadas, a partir do "colapso" de imensos aglomerados estelares.

Esses tais buracos negros seriam estrelas em seu último estágio de evolução, quando, depois de consumir todo seu combustível, a estrela com massa maior que 3 massas solares, se transformam em uma supernova com um “caroço” no centro. Se a massa deste caroço, que pode ou não se formar, for maior que 2 massas solares ele cai sobre si mesmo, transformando-se em um buraco negro.

ku-bigpic (4)
A forma de detectar o buraco negro é bastante complexa, pois não há como ver o mesmo. Dessa forma, analisa-se a movimentação dos objetos, que quando estão indo em direção ao núcleo se movimentam de forma espiral; e a radiação liberada. A radiação liberada ocorre por causa do acelerado aquecimento da matéria, quando a mesma cai dentro do buraco negro. Tal radiação da matéria, liberada dentro do buraco negro, emite raio-x e jatos da mesma. Por meio desses objetos é possível medir aproximadamente a massa do buraco. Apesar de consumir matéria, os buracos negros não consomem tudo o que se aproxima.
Então tenha cuidado ao estar viajando em Hipervelocidade você podera ir encontro a um buraco negro e quando percebe ja era
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Greenpeace

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail