sábado, 2 de novembro de 2013

Buracos Negros

É um corpo espacial muito denso, ou seja, tem muita massa e pouco volume. Por esse motivo têm uma gravidade muito forte. Essa força é capaz de atrair até a luz, por isso o termo buraco negro.

O Buraco negro é uma região do espaço que possui  muita massa concentrada que nada consegue escapa da sua atração de foça gravitacional nem mesmo a luz .




Segundo a teoria de Einstein, a força da gravidade seria uma manifestação da deformação no espaço-tempo causada pela massa dos corpos celestes, como os planetas ou estrelas. Essa deformação seria maior ou menor de acordo com a massa ou a densidade do corpo. Portanto, quanto maior a massa do corpo, maior a deformação e, por sua vez, maior a força de gravidade dele. Consequentemente, maior é a velocidade de escape, força mínima que deve ser empregada, para que um objeto possa vencer a gravidade deste corpo. Por exemplo, para que um foguete saia da atmosfera terrestre para o espaço ele precisa de uma força de escape de 40.320 km/h. Em Júpiter, essa força teria de ser 214.200 km/h. Essa diferença muito grande, é porque sua massa é muito maior que a da Terra.

Hoje acreditamos ser possível que toda grande galáxia tenha um buraco negro, de massa equivalente a milhões ou bilhões de estrelas, em seu centro. Esses buracos negros podem ter se formado no universo primitivo, a partir de gigantescas nuvens de gás ou então depois das galáxias já formadas, a partir do "colapso" de imensos aglomerados estelares.

Esses tais buracos negros seriam estrelas em seu último estágio de evolução, quando, depois de consumir todo seu combustível, a estrela com massa maior que 3 massas solares, se transformam em uma supernova com um “caroço” no centro. Se a massa deste caroço, que pode ou não se formar, for maior que 2 massas solares ele cai sobre si mesmo, transformando-se em um buraco negro.

ku-bigpic (4)
A forma de detectar o buraco negro é bastante complexa, pois não há como ver o mesmo. Dessa forma, analisa-se a movimentação dos objetos, que quando estão indo em direção ao núcleo se movimentam de forma espiral; e a radiação liberada. A radiação liberada ocorre por causa do acelerado aquecimento da matéria, quando a mesma cai dentro do buraco negro. Tal radiação da matéria, liberada dentro do buraco negro, emite raio-x e jatos da mesma. Por meio desses objetos é possível medir aproximadamente a massa do buraco. Apesar de consumir matéria, os buracos negros não consomem tudo o que se aproxima.
Então tenha cuidado ao estar viajando em Hipervelocidade você podera ir encontro a um buraco negro e quando percebe ja era

Postagens Relacionadas:

  • Sonda Rosetta e o Módulo Philae A sonda recebeu este nome em homenagem à Pedra da Roseta, que após sua descoberta em 1799 auxiliou no entendimento dos hieróglifos egípcios. O módulo… Leia Mais..
  • Zona Habitável de um planeta extrassolarA zona habitável ou zona Goldilocks é definida como a área ao redor da estrela na qual o fluxo de energia estelar permite à superfície terrestre do pl… Leia Mais..
  • Ceres Planeta AnãoCeres era a deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal. Diz-se que foi adotada pelos romanos em 496 a.C. durante uma … Leia Mais..
  • Sonda ExoMarsA sonda ExoMars (oficialmente ExoMars Trace Gas Orbiter) é uma missão não tripulada da Agência Espacial Europeia (ESA) destinada a explorar o planeta … Leia Mais..
  • Kerbal Space Program (KSP) Venho trazer hoje um jogo muito legal Kerbal Space Program é um jogo no estilo sandbox desenvolvido pela Squad, um jogo indie com ar de simulador ond… Leia Mais..
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

68,160

Greenpeace

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail