sexta-feira, 22 de junho de 2018

Alhazen um dos cientistas mais originais

Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham conhecido também pela forma latinizada Alhazen, nasceu no ano 965 em Baçorá, agora Iraque e morreu em 1040 na cidade do Cairo. Físico e matemático árabe. Pioneiro da óptica, depois de Ptolomeu. Foi um dos primeiros a explicar o fenômeno dos corpos celestes no horizonte.
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É considerado por muitos como o primeiro cientista, pelas suas contribuições na óptica, na astronomia, na física, na matemática, filosofia e pelo pensamento de que o conhecimento científico só seria alcançado através de uma postura cética por parte do pesquisador, que deveria comprovar suas hipóteses pelo uso de experimentos e que estes poderiam ser reproduzidos.
Durante o século X, o erudito árabe Alhazen, descreveu como observara um eclipse solar, no interior de uma “câmera obscura”, um quarto escuro, com um pequeno buraco aberto para o exterior. A câmera escura surge no período renascentista,  dois milênios depois, aplicando o mesmo princípio, agora como ferramenta necessária para produzir imagens com verossemelhaça. A fotografia exemplifica que as invenções tem seu momento ideal e o momento propicio para serem aproveitadas pela sociedade, em um certo momento histórico dentro das demandas específicas que elas apresentam.
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Método científico
Outra contribuição importante sua foi para o método científico, Alhazen acreditava que uma hipótese devia ser provada por experimentos, seguindo procedimentos sistemáticos e que poderiam ser reproduzidos, assim já demonstrando similaridades do que hoje é considerado o método científico moderno, mais de mil anos atrás e séculos antes de Descartes.
O método de Alhazen dividia a pesquisa em 5 estágios:
  1. A pesquisa deve começar com as introduções e princípios que ele queria pesquisar, definindo o problema e todos os estudos e conhecimento que fosse possível sobre o que estaria sendo pesquisado, invés de logo começar com o experimento.
  2. O segundo estágio é a dedução e o estudo do todo por meio das partes.
  3. Depois da separação das partes para o estudo do todo, são então vistas as particularidades das partes, para separá-las em categorias.
  4. Definir o que é relevante para a discussão e examinar isso em relação aos resultados do experimento.
  5. Analisar e criticar a hipótese para chegar à verdade. Essa análise leva a hipótese a ser mais resistente e mais perto da verdade.
Wikipédia
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