sexta-feira, 22 de junho de 2018

Alhazen um dos cientistas mais originais

Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham conhecido também pela forma latinizada Alhazen, nasceu no ano 965 em Baçorá, agora Iraque e morreu em 1040 na cidade do Cairo. Físico e matemático árabe. Pioneiro da óptica, depois de Ptolomeu. Foi um dos primeiros a explicar o fenômeno dos corpos celestes no horizonte.
Resultado de imagem para alhazen



É considerado por muitos como o primeiro cientista, pelas suas contribuições na óptica, na astronomia, na física, na matemática, filosofia e pelo pensamento de que o conhecimento científico só seria alcançado através de uma postura cética por parte do pesquisador, que deveria comprovar suas hipóteses pelo uso de experimentos e que estes poderiam ser reproduzidos.
Durante o século X, o erudito árabe Alhazen, descreveu como observara um eclipse solar, no interior de uma “câmera obscura”, um quarto escuro, com um pequeno buraco aberto para o exterior. A câmera escura surge no período renascentista,  dois milênios depois, aplicando o mesmo princípio, agora como ferramenta necessária para produzir imagens com verossemelhaça. A fotografia exemplifica que as invenções tem seu momento ideal e o momento propicio para serem aproveitadas pela sociedade, em um certo momento histórico dentro das demandas específicas que elas apresentam.
Resultado de imagem para alhazen
Método científico
Outra contribuição importante sua foi para o método científico, Alhazen acreditava que uma hipótese devia ser provada por experimentos, seguindo procedimentos sistemáticos e que poderiam ser reproduzidos, assim já demonstrando similaridades do que hoje é considerado o método científico moderno, mais de mil anos atrás e séculos antes de Descartes.
O método de Alhazen dividia a pesquisa em 5 estágios:
  1. A pesquisa deve começar com as introduções e princípios que ele queria pesquisar, definindo o problema e todos os estudos e conhecimento que fosse possível sobre o que estaria sendo pesquisado, invés de logo começar com o experimento.
  2. O segundo estágio é a dedução e o estudo do todo por meio das partes.
  3. Depois da separação das partes para o estudo do todo, são então vistas as particularidades das partes, para separá-las em categorias.
  4. Definir o que é relevante para a discussão e examinar isso em relação aos resultados do experimento.
  5. Analisar e criticar a hipótese para chegar à verdade. Essa análise leva a hipótese a ser mais resistente e mais perto da verdade.
Wikipédia
Focus Foto

Postagens Relacionadas:

  • O Impacto profundoEm 1979, Walter e Luiz Alvares, da universidade de Berkeley (Califórnia), exploravam uma caverna em Gubbio, na Itália, quando depararam com a provável… Leia Mais..
  • Célula Cancerígenas Hoje iremos falar sobre células cancerígenas e detecção. Apesar da suspeita de que determinados fatores de risco aumentam as chances do diagnóstico… Leia Mais..
  • TransumanismoNo mito de Ícaro, da Mitologia grega, Dédalo confecciona dois pares de asas - um para si e outro para Ícaro, seu filho - feitas de penas e cera para q… Leia Mais..
  • A HidrosferaPelo menos como a conhecemos na Terra, a vida não pode existir na ausência de água. Sem a circulação da água, nutrientes como o cálcio e o fósforo não… Leia Mais..
  • Medicina Molecular A Medicina Molecular, área de pesquisa da medicina tradicional, busca o desenvolvimento de tratamentos para doenças, tentando entender o mecanismo de… Leia Mais..
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

68,006

Greenpeace

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail