As sondas enviadas pela NASA já fotografaram e examinaram milhares de substâncias em solo marciano. Após análises de diversos cientistas do mundo todo, ainda não podemos afirmar com segurança sobre a existência de vida em Marte. A existência de água em território marciano abre uma grande possibilidade dessa teoria ser comprovada, já que a água é a principal fonte para a existência de vida. Novos estudos e projetos poderão futuramente esclarecer mais sobre este polêmico tema.
Marte é um planeta do sistema solar que se encontra situado em quarto lugar a partir do Sol. Durante a noite é identificado pela sua aparência, uma estrela vermelha, característica essa que lhe rendeu o nome de Marte, nomeação feita pelos antigos romanos. Além dos romanos, os chineses, coreanos e japoneses o denominaram de “Estrela de Fogo”.
Para realizar um movimento completo em torno do sol, Marte precisa de 687 dias, tomando como base os dias terrestres.
O planeta em questão possui particularidades semelhantes às do planeta Terra como, por exemplo, a duração do dia e as estações do ano bastante similares.
De acordo com a mitologia helênica, Marte representa Ares (deus da fúria e da guerra). A ciência que tem como objetivo estudar Marte é chamada de areologia.
Em razão da fina espessura da atmosfera marciana, as temperaturas são baixas, não ultrapassando 20 graus, no entanto, os dados são imprecisos, pois não levam em conta as particularidades regionais do planeta.
No verão a temperatura atinge – 36ºC e no inverno as temperaturas atingem – 130ºC.
Marte é um planeta com tamanho inferior ao da Terra, para realização do movimento de rotação a duração é de 24,6 horas e translação 687 dias.