Determinados seres vivos - animais e plantas têm o corpo formado por sistemas. A capivara é um mamífero roedor que chega a pesar mais de 50kg. Vive em diversas regiões da America do Sul em bandos de 8 a 16 indivíduos, nas margens de banhados, rios e lagoas. No organismo desse roedor, por exemplo, encontra-se os sistemas cardiovascular digestório, respiratório, nervoso e outros. Cada sistema é formado por orgãos, constituídos de tecidos que por sua vez, são formados de células.
Bactérias, protozoários e certos fungos e algas são seres vivos cujo corpo é formado por apenas uma célula, outros (por exemplo, determinados tipos de algas) possuem organização corporal simples: têm muitas células, mas elas não estão arranjadas em tecidos, órgãos e sistemas.
As células têm três partes fundamentais membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A membrana controla as trocas de substâncias entre o interior e o exterior da célula.
No citoplasma, ocorre a maioria das reações químicas da célula. No núcleo, estão os cromossomos, sequencias lineares de genes (unidades do material genético), que controlam as atividades e a arquitetura das células.
Certas células, como as de bactérias, não possuem em um núcleo organizado, embora tenham um cromossomo, que se encontra disperso no citoplasma.
Nos tecidos, as células apresentam formas e funções específicas. A forma de uma célula relaciona-se com sua função: uma célula nervosa é longa e ramificada, o que aumenta a eficiência da transmissão de informações; os glóbulos vermelhos humanos.
Têm formato de pequeno disco, que facilita a passagem pelo interior dos vasos sanguíneos.
Os vegetais também possuem sistemas, órgãos, tedidos e células. As folhas, por exemplo, são órgãos formados por diversos tecidos, incluindo o responsável pela fotossíntese.
![]() | ||
Célula Vegetal |
O que nos mantém vivos?
A vida caracteriza-se por um conjunto de propriedades, entre as quais se destacam aquelas relacionadas com a manutenção da arquitetura e do funcionamento do corpo. Tais propriedades são encontradas em todo os seres vivos, tanto naqueles de organização simples (como os seres unicelulares) quanto nos pluricelulares.
Principais processos metabólicos
O metabolismo é também o processo através dos quais as células capturam energia de outras células (suas vizinhas); convertem nutrientes em blocos construtores para a síntese de macromoléculas tais como os polissacarídeos (açúcares), proteínas e ácidos nucléicos; sintetizam as macromoléculas necessárias para o crescimento e replicação da célula; e degradação de macromoléculas para obter energia ou para estoque de seus blocos construtores para futuras construções.
Digestão
Proteínas→Aminoácidos
Respiração celular aeróbica
Glicose +Oxigênio→Gás carbônico+Água+Energia
Nos autótrofos que utilizam energia luminosa ocorre outra transformação energética fundamental para a vida: a fotossíntese. Graças à clorofila, a energia luminosa absorvida é convertida em energia química, armazenada primariamente na glicose, que é empregada pelos próprios autótrofos ou pelo organismo que deles dependem direta ou indiretamente como alimento. A fotossíntese também produz oxigênio, que é usado na respiração celular aeróbica.
A inter-relação entre fotossíntese e respiração celular aeróbica é fundamental na manutenção da estrutura biótica dos ecossitemas, garantido o fluxo e a reciclagem de materiais.