Não podemos ver a matéria escura, mas podemos detectá-la por seus efeitos na matéria por meio da gravidade e pelos raio-X emitidos pela matéria escura quente. É matéria, porque se consegue medir sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce. E é escura, porque não emite nenhuma luz.
A maioria dos astrônomos está convencida da existência da matéria escura graças à forma como sua gravidade arrasta estrelas e galáxias, como vemos com nossos telescópios. Essas observações sugerem que a matéria escura supera a matéria visível do universo em um fator de seis para um. Portanto a bastante dela por ae.
Desde a década de 1930, fala-se de matéria escura no universo. EM aglomerados de galáxias e halos de galáxias, deve haver cerca de dez vezes mais matéria do que aquela visível na forma de estrelas e gás.
A matéria escura atrai e a energia escura repele, ou seja, a matéria escura é usada para explicar uma atração gravitacional maior que o esperado, enquanto a energia escura é usada para explicar uma atração gravitacional negativa.
E como a matéria escura afeta o universo? aparentemente, ela é responsável por estruturas que vemos no universo, como galáxias e aglomerados; então é ela que “segura” estes objetos imensos, não deixando que se desfaçam.
Matéria Escura também poderia ser usados como combustíveis para foguetes espaciais
sexta-feira, 28 de junho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário