Como água absorve ou libera grande quantidade de calor sem alterar significativamente sua temperatura, ambientes aquáticos são termicamente mais estáveis que ambientes terrestres ao longo do ano inteiro varia apenas 2°C, enquanto nos desertos, durante o dia, a temperatura pode chegar a 50°C e, à noite, cair a 0°C
Da quantidade total de água que constitui a hidrosfera, cerca de 97% encontram-se nos oceanos. Trata-se de agua salgada, imprópria para beber. Os restantes 3% são de àgua doce, mas cerca de 2,6% encontram-se congelados nas calotas polares e em geleiras.
O desflorestamento pode interferir no ciclo da água, provocando diminuição da quantidade de chuvas. Além disso, como as folhas das copas das árvores refletem aproximadamente 10% da radiação solar, a redução dessa reflexão acarreta aquecimento do solo, acelerando ainda mais a evaporação e o ressecamento.
Em muitos ecossistemas, como a floresta amazônica, a cobertura vegetal afeta significativamente o clima, a umidade e a quantidade de chuvas. Mesmo em ecossistemas oceânicos, a comunidade biológica interfere na pluviosidade.
Muitos problemas ambientais estão relacionadas com os impactos diretos ou indiretos das atividades humanas no ciclo hidrológico.
- Alterações na superfície do solo. A ocupação de ambientes naturais por edificações e/ou pavimentações impermeabiliza o solo, acarretando menor penetração de água no subsolo, além de aumentar a velocidades de enxurradas, que provocam erosão e emprobrecimento do solo, arrastando sedimentos para rios e lagos. A prevenção desse problema consiste em estabelecer e manter, nas cidades, áreas verdes com o solo descorbeto
- Esgotamento dos estoques hídricos. O abastecimento de água para as comunidades humanas representa um grande risco de exaustão dos mananciais e dos depósitos de água no subsolo, como já ocorre em algumas regiões do Brasil.
- Poluição. O ciclo da água atravessa toda a biosfera, e praticamente em todas as suas etapas pode ser afetado por substâncias lançadas no ambiente pelos seres humanos, como dejetos naturais(fezes e urina), resíduos industriais, petróleo, mercúrio, inseticidas, fertilizantes etc.
0 comentários:
Postar um comentário