sábado, 19 de julho de 2014

Floresta Amazônica

A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo Aproximadamente 60% desse biomassa encontra-se em território brasileiro, estendendo-se nos seguintes estados  Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima, Mato-Grosso, Goiás e Maranhão. Ela ocupa cerca de 40% da superfície total do Brasil.

Vitórias-regias, palmeiras, seringueiras, castanheiras-do-para, guaranas e paus-rosa são alguns exemplos de inúmeros tipos de plantas que vivem nessa floresta. Macacos, antas, onças, porco-do-mato, veados, cutias, pássaros, gaviões, cobras, sapos e rãs são alguns  exemplos de espécies da rica e variada fauna da floresta amazônica.
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras.O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.
A importância da Floresta Amazônica reside, principalmente, em sua função ambiental. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, ela não é o “pulmão do mundo”, pois o oxigênio por ela produzido é consumido pela própria floresta. Sua importância ambiental reside no controle das temperaturas, graças ao aumento da umidade, que é resultado da constante evapotranspiração da floresta, produzindo massas de ar úmido para todo o continente sul-americano, os chamados Rios Voadores.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Greenpeace

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail