domingo, 2 de julho de 2017

O universo e sua consciência (Pampsiquismo)

O pampsiquismo o universo todo é habitado pela consciência. Apesar de mais cientistas estarem aceitando esta ideia, ela ainda gera grandes debates, principalmente pela similaridade com conceitos do budismo de que a consciência é considerada a única coisa que realmente existe.
6f350aff33bf13c3bf720dc647b907fc


Na mecânica quântica, partículas não têm formato ou localização precisa até que sejam observadas ou medidas. Seria este um tipo de proto-consciência? De acordo com o cientista e filósofo estadunidense John Archibald Wheeler (1911-2008), a resposta para esta pergunta é “sim”. Para ele, cada pedacinho de matéria contém um pouco de consciência, que é absorvida deste campo da proto-consciência. Ele chama sua teoria de “princípio antrópico participativo”, em que um observador humano é necessário para o processo. “Somos participantes que trazem não apenas o “aqui e agora”, mas também o “distante e passado”.
Resultado de imagem para universo consciente
Os cientistas (mesmo os materialistas) têm dificuldade para explicar em que momento a consciência desperta na matéria pura e simples. Se o cérebro é apenas um amontoado de átomos e moléculas, como explicar a existência de uma consciência imaterial transcendente e que tão bem caracteriza os seres humanos? Para evitar a conclusão óbvia de que existe algo ou alguém além da matéria e que bem poderia ser o Deus bíblico, os cientistas “materialistas” começam a flertar com o panteísmo e o budismo. Eles preferem apelar para ideias escapistas sem qualquer evidência, como a de que haveria um local desconhecido no Universo de onde a consciência emanaria como se fossem ondas eletromagnéticas (!). Além disso, usam a inteligência artificial como exemplo do que pode ser a emergência da consciência, mas deixam de falar que a inteligência artificial foi criada por um ser inteligente e consciente. (1) Estrelas revelam padrões e têm comportamentos ordenados porque teriam consciência ou (2) por que foram criadas inteligentemente para se comportar assim? Optar pela segunda proposta seria se aproximar demais daquilo que creem os criacionistas; portanto, resta aos “materialistas” a opção número 1 – estrelas têm consciência.
Resultado de imagem para universo consciente
Aqui está o paradoxo: estrelas até podem agir conscientemente e o universo ser um grande ser transcendental dotado de consciência, mas o criacionismo é uma bobagem. Ideias como a de que as estrelas teriam consciência podem ser defendidas nos campi seculares e até publicadas em revistas científicas e em sites de divulgação científica, mas designinteligente, dilúvio universal e complexidade irredutível, aí não! Isso é religião. Assim caminha a chamada “ciência”.
A missão espacial Gaia da Agência Especial Europeia pode ajudar os pesquisadores neste trabalho. Gaia foi lançado em 2003 e está compilando um catálogo de aproximadamente um bilhão de estrelas para criar uma mapa tridimensional de estrelas na Via Láctea e galáxias além.
Matloff também propõe que a teoria da proto-consciência poderia substituir a matéria negra. A matéria negra compõe cerca de 95% do universo, mas cientistas não conseguem encontra-la.
Criacionismo
NERDICES







Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Greenpeace

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail