sábado, 17 de junho de 2017

Solar Probe Plus sonda corajosa que atravessara a atmosfera do Sol

NASA Solar Probe, é uma sonda espacial proposta pela NASA, planejada para orbitar o Sol, aproximando-se desta a 9 raios solares. O projeto foi anunciado no ano fiscal para 2009. Em 1 de maio de 2008, a Applied Physics Laboratory da Universidade Johns Hopkins foi escolhida para desenhar e construir a sonda, planejada para ser lançada originalmete em 2015. Atualmente, a intenção é que ela seja lançada em 2018.
artist concept of Solar Probe PlusA sonda Solar Parker foi projetada para obter dados em um ambiente de temperaturas extremas, com muita quantidade de radiação, e chega a alcançar uma velocidade de 200 quilômetros por segundo, o que permitiria que ela fosse da Terra à Lua em meia hora.
Lançar uma sonda que chegue até o Sol é, até hoje, uma missão impossível. Para causar um impacto na superfície solar, uma sonda solar deveria ser capaz de atingir uma velocidade de 30 quilômetros por segundo na direção contrária da velocidade orbital da terra ao redor do astro rei, mas a tecnologia de foguetes atuais só conseguir cobrir um terço disso.
Resultado de imagem para solar probe plus
Para “tocar” o Sol, a sonda é equipada com um escudo térmico de carbono com 11,4 cm de espessura que aguenta temperaturas de até 1.377 ºC e protege os componentes internos da espaçonave, mantendo-os a uma temperatura ambiente. Ajudada pela forte gravidade solar, ela viajará pelo espaço a uma velocidade de 700.000 km/h, o que é equivalente a ir de São Paulo a Brasília em quatro segundos.
Resultado de imagem para solar probe plus

O nome da sonda é uma homenagem ao astrofísico Eugene Parker, de 89 anos, que desenvolveu a teoria dos ventos solares supersônicos; anteriormente, ela era conhecida como Solar Probe Plus.

Para se aproximar do Sol e orbitá-lo em uma distância tão curta, a Sonda Solar Parker será acelerada pelo Delta IV Heavy, o foguete em serviço com a maior potência existente.
Imagem relacionada

Várias sondas lançadas desde os anos 60 confirmaram as teorias sobre o campo magnético do Sol e a existência de ventos solares, além de permitirem observar o comportamento da coroa solar, que atinge temperaturas mais altas que a superfície do astro.
Wikipédia
NASA
AGENCIA BRASIL











Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Greenpeace

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail