quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Telescópio Espacial Hubble


É um satélite não tripulado com um telescópio acoplado usado para pesquisa a luz visível e infravermelha. Foi lançada pela NASA em 24 de abril de 1990 pelo ônibus espacial DISCOVERY. Projetado e construído nas décadas de 70 e 80, o telescópio Hubble leva o nome do astrônomo americano Edwin Powell Hubble.
                             


Poucos telescópios na história tiveram um efeito tão profundo na pesquisa astronômica como o Telescópio Espacial Hubble. Ainda assim, sua influência não é a que a maioria das pessoas imagina. Em geral, ele não fez descobertas singulares mas transformou antigas suspeitas e pistas obtidas em observações de solo em certezas. O Hubble funcionou em parceria com outros observatórios para construir uma visão multifacetada do Cosmos. Forçou físicos teóricos a substituir teorias grosseiras por outras que explicassem os fenômenos astronômicos com muito mais detalhe. Em suma, o Hubble não foi extremamente influente por se distanciar de outros instrumentos e técnicas, mas por se integrar intensamente com eles.
                            

Porque o telescópio tem o nome de Hubble?

Edwin Powell Hubble foi uma famoso astrônomo norte americano que viveu de 1889 a 1953. Famoso por descobrir a existência de outras galáxias, logo que naquele tempo acreditava-se que existia apenas uma galáxia no universo: a Via Láctea.
Além da existência de outras galáxias também observou que elas estão em constante expansão no universo.
Hubble morreu de ataque cardíaco em 1953.

Descobertas do telescópio Hubble

Em 2015, o telescópio Hubble completa 25 anos de atividades como uma das missões mais bem sucedidas da NASA. Através das imagens produzidas pelo Hubble, os astrônomos comprovaram teorias e formularam novos conceitos.
As descobertas são: Energia escura, imagens do universo primitivo, idade do universo, buracos negros massivos, planetas jovens, grande colisões de cometas, planetas Extra-solares, Espasmos Estelares, Nascimentos Estelares, Arqueologia Galáctica, Abundância de buracos negros gigantes, O limite do espaço e entre outras que ainda serão descobertas.
Galáxia do Sombreiro (M 104), localizada a 28 milhões de anos-luz da Terra.
         

Bibliografia:
Disponivel em: Telescópio Hubble
Disponivel em: Edwin Powell Hubble
Disponivel em: Veja 40 fotos incríveis tiradas pelo telescópio espacial Hubble
Disponivel em: Quais foram as descobertas mais importantes do Hubble?

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Greenpeace

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail